Os Simpsons: documentário sobre canhotos revela Ned Flanders da vida real
Dono da loja Anything Left-Handed, fundada em 1968, é um dos entrevistados pelo documentário Admirável Mundo Destro
Keith Milsom mora nos arredores de Londres, na Inglaterra, e é dono da loja Anything Left-Handed. Pioneiro na venda de produtos para canhotos nos anos 1960, o local foi, provavelmente, a maior inspiração do Leftorium (Canhotório, em português) da série “Os Simpsons”. O tema será abordado pelo documentário alagoano “Admirável Mundo Destro”, com lançamento marcado para o dia 13 de agosto, Dia Mundial dos Canhotos.
Na animação estadunidense, lançada em 1989, o Leftorium foi criado por Ned Flanders, um dos muitos personagens canhotos de Springfield, para oferecer produtos adaptados à mão esquerda – de tesouras e abridores de lata aos acessórios mais inusitados.
Na vida real, o empresário Keith Milsom conta que a fachada do estabelecimento e a forma como os produtos são exibidos na série são muito similares à antiga loja londrina, fundada em 1968 e hoje transformada em e-commerce. “Temos quase certeza de que ele veio a Londres, viu nossa a loja e se inspirou para criar a do Ned Flanders”, diz Keith sobre o criador da série, Matt Groening, também canhoto.
Para a diretora de Admirável Mundo Destro, Luiza Leal, o “Ned Flanders da vida real” mostra a universalidade do tema abordado pelo filme, que conecta pessoas de diferentes lugares do mundo e tem reflexos na cultura pop. “O universo dos canhotos é cheio de simbologias, curiosidades e mitos. Como documentarista, o maior desafio foi ir atrás dessas histórias e buscar fontes que trouxessem consistência para o debate, sem perder o tom leve e também provocativo, motivador do filme desde o início”.
O filme
O documentário visita cidades no Brasil e na Europa para mostrar o cotidiano em comum de quem nasceu à esquerda da sociedade e refletir sobre como o lado esquerdo tem sido associado ao mal na história da humanidade. As imagens foram rodadas em Maceió (AL), Rio Largo (AL), Bodocó (PE), Ouricuri (PE) e Londres (Inglaterra).
Produção independente do Piracema Studio, o curta-metragem tem participação do ator alagoano Alex Cerqueira e entrevistas com personagens canhotos e também especialistas no tema.
“Admirável Mundo Destro” é o primeiro filme da diretora Luiza Leal, paulistana que vive em Maceió há três anos. Luiza é formada em Jornalismo, mas sempre trabalhou como tradutora e publicitária. Ela é canhota e, desde criança, precisou se adaptar às pequenas coisas que não são feitas para a mão esquerda.
O lançamento será no dia 13 de agosto, às 19h30, no Johny’s Bar, bairro da Pajuçara, em Maceió. A entrada é gratuita.
O quê: Lançamento do documentário “Admirável Mundo Destro – O filme sobre canhotos”
Quando: 13 de agosto, no Dia Mundial dos Canhotos
Hora: 19h30
Local: Johny’s Bar (entrada pelo hotel Acqua Suítes, na Pajuçara)
Entrada gratuita
ASSISTA AO TRAILER:
Boa tarde,
Meu marido e meu filho são canhotos e tomei conhecimento desse documentário hoje por um programa de TV. Fiquei muito interessada em assistir e gostaria de saber se teria como isso acontecer. Sou professora universitária e juntamente com um amigo, também professor, estamos elaborando um projeto para trabalhar com curtas e documentários com os alunos da escola básica.
Agradeceria muito a parceria de vocês.
Oi, Carmelita!
Estamos buscando parcerias com cineclubes, centros culturais, empresas e escolas pra exibir o documentário em outros estados, além dos principais festivais nacionais. Por enquanto já temos exibições confirmadas em Arapiraca/AL (dia 18/08 no Sesc Arapiraca) e São Paulo/SP (dia 01/09, às 17h, na Matilha Cultural). Qual é a sua cidade?
Ficamos muito felizes com o seu projeto de levar filmes aos alunos da escola básica, parabéns pela iniciativa. Temos total interesse nessa parceria, tem tudo a ver com o nosso objetivo de levar o debate sobre as pessoas canhotas para as escolas e promover uma abordagem pedagógica mais inclusiva. Você poderia entrar em contato com a gente por e-mail pra contar mais sobre o projeto e sobre como poderíamos participar? Nosso e-mail é alo@piracemastudio.com.
Obrigada pelo comentário e viva a nação canhota!
Abraços
Olá , preciso muito da ajuda de vocês para o desenvolvimento de um projeto da faculdade , entrei em contato com vocês por e-mail espero que possam me ajudar
Olá, Meu nome é ingrid e estou fazendo um trabalho da faculdade sobre canhotos , mandei um e-mail para vocês , por favor me ajudem.
Oi, Ingrid!
Respondemos por e-mail, esperamos por você na próxima exibição em São Paulo.
Grande abraço