Filme sobre vida canhota é exibido em Arapiraca
Sessão gratuita foi realizada no teatro do Sesc, em parceria com o Trianon Cineclube
O documentário “Admirável Mundo Destro”, lançado no último dia 13 de agosto, chegou a Arapiraca. O filme alagoano que conquistou a apresentadora Fátima Bernardes foi exibido no sábado (18), em única sessão, no Teatro Hermeto Pascoal, no Sesc. A exibição foi gratuita, em uma parceria com o Trianon Cineclube.
A jornalista Elaine Rodrigues participou da sessão e se identificou com o filme, por ver muita coisa que passou na sua infância refletida ali. “Uma vez, cheguei um pouco atrasada na escola. Comecei a chorar e não queria descer do carro porque sabia que todas as carteiras para canhotos estariam ocupadas”, conta Elaine.
“Admirável Mundo Destro” é o primeiro filme da diretora Luiza Leal, paulistana que vive em Maceió há três anos. Ela é canhota e, desde criança, precisou se adaptar às pequenas coisas que não são feitas para a mão esquerda.
“Tesoura, abridor de lata, carteira da escola. Também cresci ouvindo histórias de pessoas que foram obrigadas a escrever com a mão ‘certa’. E isso é algo que acontece no mundo inteiro. O filme tem incentivado o debate normalmente invisível à maioria destra, sensibilizando famílias e professores a enxergar o universo da criança canhota e promover uma abordagem pedagógica mais inclusiva”, explica.
Encontro com Fátima Bernardes
O filme foi lançado no dia 13 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial dos Canhotos. Na mesma data, a diretora Luiza Leal participou do programa Encontro, com a apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo. Fátima também é canhota e aproveitou o filme para debater as dificuldades enfrentadas no dia a dia por quem usa a mão esquerda.
A repercussão tem gerado debates sobre essa minoria universal, que experimenta a vida ao contrário em um mundo planejado para pessoas destras. Uma das principais consequências dos debates é a atenção à educação das crianças canhotas, que normalmente têm suas particularidades invisibilizadas nas escolas.
O filme
O documentário visita cidades no Brasil e na Europa para mostrar o cotidiano em comum de quem nasceu à esquerda da sociedade e refletir sobre como o lado esquerdo tem sido associado ao mal na história da humanidade. Além de Maceió, as imagens foram rodadas em Rio Largo (AL), Bodocó (PE), Ouricuri (PE) e Londres (Inglaterra).
Produção independente do Piracema Studio, o filme tem participação do ator alagoano Alex Cerqueira e entrevistas com personagens canhotos e também especialistas no tema, incluindo o neurocientista Chris McManus, um dos maiores pesquisadores de canhotos do mundo, autor do livro “Right Hand, Left Hand” (ainda sem tradução no Brasil).
Para saber mais sobre o filme e sobre as exibições, acesse o site Nação Canhota.
O quê: Exibição do documentário “Admirável Mundo Destro – O filme sobre canhotos”
Quando: 18 de agosto
Hora: 19h
Local: Sesc Arapiraca
Entrada gratuita
ASSISTA AO TRAILER: